Conferência ocorreu no salão de eventos da prefeituraFoi realizada no dia 25 de junho a conferência do Comdica – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento ocorreu no Salão de Eventos da Prefeitura.

• Conferência ocorreu no salão de eventos da prefeitura

Foi realizada no dia 25 de junho a conferência do Comdica – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento ocorreu no Salão de Eventos da Prefeitura. Foram convidadas entidades como Escolas Estaduais e Municipais, Conselho Tutelar, Projeto Saber Viver, profissionais da Saúde, Brigada Militar, Poder Legislativo, Escoteiros, Pastoral da Educação, Grupo de Jovens e outros. Conforme a presidente do Conselho Sílvia Feldens, a conferência ocorre a cada dois anos, com tema proposto pelo Estado, “sempre objetivando a discussão dos Direitos e analisar como estão as ações em cada município”, reflete. A palestrante foi Michele de Azevedo, da ONG Amencar – Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente – de São Leopoldo, com o tema “A implementação da política e o plano decenal dos direitos humanos de crianças e adolescentes”. Ao longo do encontro também foram debatidos os seguintes eixos: promoção dos direitos de crianças e adolescentes; proteção e defesa dos direitos; protagonismo e participação de crianças e adolescentes; controle social; e efetivação dos direitos e gestão da política nacional dos direitos humanos de crianças e adolescentes. Conforme Sílvia, um dos projetos que está sendo destaque, a nível estadual, no que diz respeito a participação dos jovens em projetos, é o programa Amigos da Casa do Morro, que foi desenvolvido por estudantes locais. Ainda foram eleitos dois delegados municipais que irão participar da conferência a nível estadual, conforme o Conanda – Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Os delegados são Elisandra Maria Dullius e Marlene Dalmoro Azevedo, tendo como suplentes Lovane Weiand e Fabíola Alessandra Fick.

Data de publicação: 08/07/2015