Depois da reunião extraordinária do Consórcio Público Intermunicipal Para Assuntos Estratégicos – Cipae, do G8, onde foi tratado sobre a atual crise econômica, o prefeito Cesar Leandro Marmitt, o Dingola, anunciou medidas de ajustes no orçamento. “São cortes necessários para que possamos acompanhar o orçamento”, destacou o prefeito.

Na Agricultura, foram cortados os serviços de veterinário com redução de R$ 6 mil ao mês e de serviços à terceiros, com economia de R$ 150 a R$ 200 mil no ano. Nas secretarias de Obras e Estradas foram suspensos os serviços para particulares; hora extra para os funcionários com economia de R$ 1.500,00 por mês; e a implantação do turno único que poderá acarretar em economia de até R$ 7 mil ao mês. Para a Saúde foram cortadas as horas extras com economia de até R$ 5 mil ao mês e também serviços de assessoria com redução de R$ 800/mês.

Na Administração, foram cortados os convênios com entidades; ajustes nos serviços de internet com redução de R$ 5 mil ao mês e redução de cargos de Ccs. São 24 vagas não preenchidas em cargos de confiança, redução de 23% em relação a administração anterior. Como o comportamento da receita não está correspondendo a previsão inicial, a prefeitura adotou medidas de cobrança dos devedores. Um programa de cobrança das dívidas antigas foi implantado e está dando isenção de todos os juros.

“Temos em torno de R$ 3 milhões que o município tem para receber dos contribuintes. Teremos que adotar medidas com a inclusão do devedor no SPC, atitudes que julgamos necessária para sermos justos com o bom pagador”, destacou o prefeito. “O cenário é bastante delicado. “Estamos tendo que tirar do recurso livre para cobrir verbas a nível federal e estadual que não chegam. Além disso, a arrecadação do município caiu cerca de 15%”, completou.

Data de publicação: 01/07/2015