Na quinta-feira, dia 21 de maio, a Secretária Municipal de Educação e Cultura Aline Inês Dullius e a responsável pelas escolas de Educação Infantil Roselene Marmitt (SMEC) estiveram reunidas na Escola Dona Maria Julieta, no bairro Passo de Estrela, com as diretoras de educandários municipais de Educação Infantil (EMEIs). O objetivo do encontro foi realizar as últimas correções no que diz respeito ao Plano de Estudos das EMEIs. Os planos, que segundo a responsável pelas EMEIS Roselene Marmitt, a Nina, começaram a ser pensados no segundo semestre de 2014, estando neste momento em fase de conclusão. Neles constam os objetivos da Educação Infantil do Município, conteúdos e atividades. “Cada professor contribuiu com uma atividade para incrementar as ações”, comenta Nina. Conforme a secretária da Educação Aline Inês Dullius, cada município tem autonomia para desenvolver seus planos de Educação, nos níveis Infantil e Fundamental. Sendo assim, decidiu-se pela atualização dos Planos, para que todas as escolas trabalhem da mesma maneira, aplicando ao longo de cada ano, atividades semelhantes, que se enquadrem no bom e correto desenvolvimento da Educação dos estudantes. Nina explica que, se uma criança precisar trocar de educandário ao longo do ano, não sentirá tanto a mudança, tendo em vista os educandários locais estarem seguindo o mesmo cronograma. “Esta também é uma maneira de nos adiantarmos, pois, possivelmente, a partir de 2016, o Governo comece a desenvolver um currículo nacional em comum. Assunto que foi debatido na última reunião da Associação dos Secretários Municipais de Educação do Vale do Taquari (Asmevat)”, destaca Aline. O próximo passo será apresentar o Plano do Município aos professores de Educação Infantil em evento a ser realizado na noite do dia 25 de junho no Salão de Eventos da Prefeitura. Posteriormente será criado um documento o qual irá ser remetido a cada educandário.

Data de publicação: 27/05/2015