Máquinas preparando área que receberá pavilhão de 2,4 mil m²O município, por meio do seu parque de máquinas que engloba as Secretarias de Obras, Agricultura e Estradas, está em fase de conclusão de um serviço de terraplenagem para a Cooperativa Rural ...

  • Máquinas preparando área que receberá pavilhão de 2,4 mil m²

O município, por meio do seu parque de máquinas que engloba as Secretarias de Obras, Agricultura e Estradas, está em fase de conclusão de um serviço de terraplenagem para a Cooperativa Rural dos Vales (Cooperval) localizada na Linha Primavera, às margens da RSC-453. Conforme o secretário de Estradas Sérgio Backes, o Tio, o serviço, em aproximadamente 1,5 hectare de área, iniciou no começo de Maio. A conclusão estava prevista para esta semana, com condições favoráveis para o trabalho. Na última semana eram pelo menos duas máquinas e dois caminhões trabalhando no local, que fica nos fundos das atuais instalações da Cooperativa. O secretário da Agricultura José Roque Gerhardt, o Roquinho, destaca que o município garante esse tipo de incentivo a todos os empreendedores que querem ampliar ou iniciar suas atividades. Assim como no setor primário, na construção de “chiqueirões”, aviários, tambos de leite e outros.

Segundo o gerente operacional da unidade da Cooperval em Cruzeiro do Sul, Alexandre Schneider, o local que está sendo preparado irá receber um prédio de aproximadamente 2.400 m². “Vamos instalar um depósito de insumos, como adubo, ureia, defensivos e outros”, frisa. O objetivo da Cooperativa é estar com o prédio concluso até o final de agosto. Além disso, a Cooperval pretende, em curto prazo, incrementar ainda mais o seu projeto de ampliação, com a implantação de mais um secador de grãos. “O objetivo é atender toda a região”, salienta Schneider.

Saiba Mais

Quando resolveu se instalar no município, em 2009, a Cooperativa Rural dos Vales (Cooperval) investiu cerca R$ 6 milhões na construção de silos e demais instalações. A iniciativa foi da Associação Rural de Lajeado (Arla), com objetivo de atender o produtor, adquirindo e estocando grãos, do Vale do Rio Taquari. Hoje o empreendimento compreende escritórios, moega, secador, e 15 silos com capacidade para cerca 20 mil sacos de grãos, cada.

Na época de sua instalação, de acordo com a direção, o apoio e a participação da prefeitura de Cruzeiro do Sul foram fundamentais, sendo que a escolha do município se deu pelo fato de ser um dos poucos do Vale do Taquari cuja economia é voltada para o setor rural, além da sua localização privilegiada.

Data de publicação: 20/05/2015

Compartilhe!