Com objetivo geral de ampliar o cuidado em saúde (e saúde mental) no âmbito municipal, proporcionando o desenvolvimento de atividades esportivas, de arte e de cultura que promovam o aprendizado, o protagonismo juvenil e a troca de experiências, o município iniciou recentemente uma oficina terapêutica de Judô, com crianças e jovens vinculados a rede de atendimento à criança e ao adolescente local, sendo recorrentes na política de Saúde, Saúde Mental, Assistência Social, Educação e também pelo Conselho Tutelar. Segundo os responsáveis pela elaboração do projeto, a assistente social Daiane Führ e o psicólogo Fabrício de Saibro, a oficina de Judô é uma iniciativa da equipe de Saúde Mental viabilizado pelo Núcleo de Apoio à Atenção Básica (NAAB), que atua diretamente com demandas relacionadas às famílias que possuem adolescentes em seu núcleo. Os objetivos específicos do projeto são: proporcionar momentos de esporte como forma de espaço que promova a inclusão social; promover espaços de cuidado em saúde para os adolescentes e suas famílias; e oferecer espaço de convívio, de produção de autonomia a partir das necessidades e dos desejos dos adolescentes. As atividades com o professor, faixa preta, Marco Antônio Preto, iniciaram no dia 08 de abril, após reunião com os pais ou responsáveis dos participantes, realizada no dia 1º de abril. O município fez a aquisição do material necessário, como 65 kimonos e 200 m² de tatame. As aulas ocorrem todas as quartas-feiras nos períodos da manhã e tarde e já envolvem mais de 100 alunos de seis a 18 anos, divididos em quatro turmas. O espaço é cedido pelo Grêmio Recreativo e Esportivo União (Greu), sem custos. Segundo Daiane e Saibro está em estudo a possibilidade de ampliar o projeto para atingir um maior número de jovens.

Data de publicação: 14/05/2015