A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município está desenvolvendo com seus usuários um projeto sobre alimentação e higiene. O projeto está sendo realizado nas dependências da Associação, envolvendo familiares, usuários, monitoras, assistente social, técnicas e demais voluntários. Conforme a direção, já foram realizadas “contação” de histórias, teatro de fantoches, confecção de jogos, lanche especial, rodas de conversa para possibilitar uma aprendizagem efetiva, lúdica e transformadora, pois tratar de higiene e alimentação tem sido um desafio no que se refere à possibilidade de que todos pudessem entender que a alimentação saudável e cuidar do corpo é muito importante para que eles possam transformar algumas atitudes e hábitos. Os profissionais destacam que é preciso proporcionar conhecimento para que todos cuidem de sua saúde e desenvolvam autonomia, levando em conta os aspectos envolvidos na formação de hábitos e atitudes que acontecem nos encontros na Associação e na família. Em se tratando higiene corporal e hábitos alimentares, busca-se uma prática participativa de modo que as orientações para os usuários sejam coerentes com a linguagem dos familiares, da escola e do próprio corpo. Também ocorre a orientação da família para que a rotina de hábitos de higiene e alimentação saudável se torne imprescindível e fundamental. As dependências da APAE, durante as férias, passaram por algumas reformas, novos ambientes foram criados, realizou-se a desinsetização, troca parcial do forro e foram instalados alguns itens exigidos pela Vigilância Sanitária. Tudo para atender bem os usuários e seus familiares. A equipe da APAE de Cruzeiro do Sul agradece a todos que colaboram com a instituição.

Data de publicação: 08/05/2015