Segue até o final da primeira quinzena de abril a entrega do Vale para que os produtores que tem direito, façam a aquisição de sementes forrageiras (aveia ou azevém). A Secretaria Municipal da Agricultura, informa que todos os produtores rurais que tiveram vendas no Talão de Produtor, ano 2013, podem retirar o Vale. O montante a receber é proporcional ao valor adicionado de cada produtor rural, obtido pela soma dos valores correspondentes às vendas de produção primária, deduzidas as compras ou entradas de insumos lançadas no Talão.
Produtores de leite que tiveram a partir de R$ 3 mil de valor adicionado, já tem direito à R$ 50 de Vale. Quem não for produtor de leite, precisa, pelo menos, R$ 8 mil de valor adicionado paraterdireito ao mesmo subsídio. Quem teve mais de R$ 20 mil de valor adicionado e for produtor de leite, recebe R$ 150 de subsídio. Os demais produtores R$ 100. Primeiro o produtor deve comparecer na Secretaria da Agricultura para verificar o valor a que tem direito e receber o Vale, depois comprar as sementes na agropecuária de sua preferência. Se adquirir fora do município, recebe somente a metade do valor, como forma de incentivar o comércio local.
Até aquarta-feira, dia 24, cerca de 150 produtores já havia retirado o benefício junto a Secretaria. Entre eles a moradora da localidade de Linha Sítio Lurdes Dullius. A família da agricultora produz mensalmente em torno de 12 mil litros de leite. Produção que aumenta nos meses de inverno. O rebanho da família é atualmente de 42 vacas. Lurdes frisa que apesar de precisar comprar mais sementes, o auxílio da prefeitura é importante.
Conforme o funcionário público Gerson Kolling, responsável pelo controle do programa, neste ano são 688 produtores que tem direito ao Vale Forrageira, sendo que para isso o município irá investir R$ 64.350 com recursos próprios.

Roteiro

Para facilitar o acesso do produtor e evitar filas, foi organizado um roteiro por comunidade: Até27 março – Produtores rurais de Boa Esperança Alta, Arroio Grande, Linha 22 de Novembro, Jaó e Maravalha;
De 30 de março a 02 de abril – Produtores Rurais do Bairro Glucostark, Bom Fim, São Miguel, Santarem, Desterro e Linha Lotes;
De 06 a 10 de abril – Produtores Rurais de Linha Nova, Linha 25 de Julho, Sampaio, Alto Picada Aurora, Picada Aurora;
De 13 a 17 de abril – Produtores Rurais de Picada Augusta, São Bento, Linha Primavera e demais que não retiram nas outras datas.

Data de publicação: 26/03/2015