Naquinta-feira, dia 19, a comissão formada para a elaboração do Plano Municipal de Educação realizou mais um encontro e definiu os últimos detalhes para este que define metas para os próximos dez anos. Cada município define suas metas dentro do Plano Nacional, que também é projetado para uma década.

A comissão cruzeirense foi criada emdezembro de 2014, sendo formada por vários seguimentos da sociedade ligados a educação. A coordenadora pedagogia Roseli Poletto informa que no último encontro o plano foi todo elaborado, tendo na sequência que passar por uma plenária, a qual está agendada para o dia 17 de abril. “Neste dia o Plano será apresentado para todos os professores, demais autoridades e comunidade em geral. Após será encaminhado para análise e aprovação do Poder Legislativo”, destaca.
A comissão tem a assessoria do professor e mestre em política e gestão educacional Darci Bueno. Ao todo o Plano está composto por 20 metas, as quais poderão ser acompanhadas no dia da plenária. Entre elas, universalizar o ensino fundamental de nove anos para toda a população de seis a 14 anos e garantir que pelo menos 95% dos alunos concluam essa etapa na idade recomendada, até o último ano de vigência do Plano e universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de quatro a cinco anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches de forma a atender, no mínimo, 50% das crianças de até três anos até o final da vigência do Plano.
Durante o encontro da comissão também foram apresentados dados referentes a educação em Cruzeiro do Sul, e que também serão apresentados na plenária. Entre os números que chamam a atenção, os de que, apenas 17% dos cruzeirenses na faixa etária entre 18 e 24 anos frequentam o ensino superior.

Data de publicação: 26/03/2015