A Administração por meio da Secretária Municipal da Saúde se mostra preocupada pela falta de comprometimento de pessoas que agendam consultas, exames e cirurgias e acabam desistindo no momento de realizar os procedimentos. A secretária da Saúde Rosecler Mallmann explica que as pessoas que possuem agenda de especialidades fora do município são avisadas com antecedência e várias desistem em cima da hora, ou seja, no dia do embarque e do procedimento. “Um exemplo ocorreu na última semana, quando um cidadão estava com uma cirurgia de hérnia agendada em Taquari, o motorista estava aguardando para levá-lo e este simplesmente desistiu. Ele tirou a vaga de uma outra pessoa que poderíamos ter encaixado”, lamenta Rosecler, ressaltando que esse não é o primeiro caso. Em oportunidades houve mais de 50% de não comparecimento. A titular acrescenta que cada município recebe uma cota mensal de procedimentos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Não ocupando essa cota, o Estado entende que o município não precisa e acaba diminuindo, “quando na verdade quase sempre falta”. Um exemplo é a redução das costas de mamografia. Em 2014 eram 43 mensais, sendo reduzidas para 33/mês em 2015.

Rosecler e as profissionais que atendem e fazem os agendamentos dizem entender a ocorrência de desistências em alguns casos, porém, “se por acaso o paciente não quiser ou não puder ir no dia agendado, pedimos que nos avise com pelo menos 72 hora de antecedência. Isso nos permite encaixar, em tempo hábil, outra pessoa que está na fila de espera”, reforça a secretária.

Data de publicação: 20/03/2015