Após cadastro feito no ano de 2013, o município foi recentemente contemplado com um Pluviêmetro Automático. Este tipo de aparelho foi encaminhado pelo Governo Federal para 39 municípios do Estado do Rio Grande do Sul. A instalação é de responsabilidade do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), órgão ligado ao Ministério da Integração. O aparelho foi colocado, em Cruzeiro do Sul, sobre as instalações da Secretaria Municipal da Agricultura, junto a Prefeitura, no Centro da Cidade. Conforme o servidor da secretaria Gerson Kolling, o município já foi anteriormente contemplado com dois aparelhos semiautomáticos os quais estão instalados nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental 25 de Julho e São Felipe, ambas na zona rural.

Conforme o portal eletrônico do Cemaden, o projeto “Pluviômetros Automáticos” tem como objetivo ampliar a rede de monitoramento pluviométrico no Brasil, para melhorar a previsão de desastres naturais e reduzir os danos socioeconômicos e ambientais. O centro destaca ainda que o projeto consiste na instalação dos aparelhos em locais próximos a áreas de risco de desastres naturais, sendo necessário o estabelecimento de parcerias com entidades que possam abrigar este equipamento. Estas entidades formam uma rede nacional de colaboração para redução de desastres, em conjunto com órgãos governamentais. O Cemaden ressalta que o pluviômetro é um aparelho meteorológico usado para recolher e medir, em milímetros, a quantidade de chuva precipitada durante um determinado tempo e local. Os equipamentos instalados enviam os dados de forma automática e não necessitam de energia elétrica para funcionar. Eles são dotados de uma placa que capta a energia solar.

A função da prefeitura, ou entidade parceira, e fornecer o local para a instalação do equipamento, permitir acesso aos profissionais de manutenção, zelar pela conservação do aparelho e comunicar eventuais problemas.

Data de publicação: 20/03/2015