Cruzeiro do Sul  – Os interessados em pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em conta única e ganhar 5% de desconto e mais 10% se não tiver nenhuma pendência com a tesouraria do município, tem prazo até o dia 10 de março. Este também é o dia do pagamento da primeira parcela, aos interessados em dividir, que pode ser feito em até seis vezes, não podendo a parcela ser inferior a R$ 50. O vencimento das demais são sempre no dia 10 de cada mês, até agosto. Para isso os munícipes devem procurar o setor de tributos da prefeitura.
O setor de arrecadação da Administração informa que os carnês de IPTU, Alvarás, ISSQN e internet estão sendo entregues pelo Correio, contudo, os contribuintes que não receberam, tanto dos locais onde o carteiro não passa, quanto os demais, devem fazer a retirada na agência, localizada no Centro da cidade ou na prefeitura.
Conforme o secretário Leandro Johner neste ano foram emitidos cerca de três mil carnês, o que representa em torno de R$ 1 milhão em impostos. “Normalmente 50% dos contribuintes pagam em conta única e outros 20% parcelam, restando cerca de 30% que costumam não efetuar o pagamento. Esse foi o cenário de anos anteriores”, frisa o secretário. Ele lembra que o não pagamento gera uma divida ativa e posteriormente cobrança judicial.
Johner ressalta o empenho da Administração para facilitar o pagamento e que esse dinheiro possa posteriormente ser revertido em benefícios do contribuinte.

Data de publicação: 26/02/2015