Cruzeiro do Sul  – O município gastou R$ 4.764.574,54 em Saúde no ano de 2014. Só nos dois Postos de Saúde foram realizadas em torno de 22,8 mil consultas. Lembrando que a população atual do município é de aproximadamente 12,3 mil pessoas (dados do IBGE de 2010). Os números foram apresentados pela secretária da Saúde Rosecler Mallmann em audiência pública e presença do Conselho Municipal da Saúde, na quinta-feira, dia 19 de fevereiro. O encontro ocorreu na sede do Poder Legislativo.
O valor gasto representa 24,24% do orçamento. Do total, em torno R$ 2,8 milhões das despesas foram custeadas com recursos vindos dos governos Estadual e Federal. O restante, quase R$ 2 milhões foram com recursos próprios do município. “E ainda lamentamos que as verbas da União e do Estado estão praticamente paradas. Para que as pessoas tenham ideia, entraram no mês de dezembro as competências de julho que dizem respeito ao Estado, referentes a Farmácia Básica e Estratégia de Saúde da Família”.
Na reunião ainda foi anunciado por parte da enfermeira Sofia Müller a ampliação da área de cobertura da Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde. Hoje Cruzeiro possui cinco microáreas cadastradas ao Ministério da Saúde. Com a ampliação passarão as ser 12 as microáreas que atenderão moradores dos Loteamentos Fick e Jardim dos Ventos e os bairros Vila Célia, Eleonora Haenssgen e Glucostarck.
Ainda, a atual administradora do Hospital São Gabriel Arcanjo Elisabeth Centena apresentou o relatório anual de atividades dos vencimentos estaduais – incentivos conforme portaria da Secretaria Estadual da Saúde (SEC) 404/2008. A secretária Rosecler também apresentou o relatório de gestão em saúde referente ao terceiro quadrimestre de 2014, ou seja, meses de setembro, outubro, novembro e dezembro.

Data de publicação: 26/02/2015