Desde o final de 2013 o município, por meio do Departamento do Meio Ambiente, desenvolve uma campanha para o recolhimento e destino correto do lixo eletrônico.

Desde o final de 2013 o município, por meio do Departamento do Meio Ambiente, desenvolve uma campanha para o recolhimento e destino correto do lixo eletrônico. As pessoas tem o ano todo a oportunidade de levar seus computadores, notebooks, rádios, televisores ou outros do gênero até o Departamento, onde há um espaço específico para acomodar o material inservível. A responsável pelo repartição, bióloga Cristiane Welter, informa que até o final do ano passado, quando a campanha fechou um ano, haviam sido recolhidos cerca de 2,5 mil quilos de lixo eletrônico.

Contudo, o município não oferece o recolhimento desse tipo de lixo nos bairros e localidades do interior, sendo necessário que as pessoas levem até a prefeitura ou esperem a oportunidade para levar até as escolas em determinadas épocas do ano quando são realizadas campanhas mais intensas e específicas.

Cristiane salienta sobre a importância do tratamento correto deste tipo de material. “Os eletrônicos são extremamente poluentes, possuindo inclusive resíduos cancerígenos”.

Destino incorreto

Nesta semana o Departamento encontrou quantia de lixo eletrônico abandonado ao lado da lixeira, em local isolado, na rua Maximiniano José Francisco, no bairro Glocostarck. São pelo menos cinco tubos de imagens de televisores que foram desovados no local. “Já é a terceira vez que isso ocorre no mesmo ponto. Inclusive desconfiamos quem seja que está abandonado esse material. Isso pode ser enquadrado como crime ambiental, conforme lei 9.605. Sugerimos que as pessoas, ao invés de abandonar em meio a natureza, podendo provocar danos às pessoas, tragam até o Departamento que damos o destino correto”, frisa Cristiane. Ela ressalta que agora será necessário deslocar um veículo ao local especialmente para fazer o recolhimento do material. “E esse tipo de cena já presenciamos em outros pontos da cidade”.

O Departamento pede que as pessoas denunciem, de forma anônima, caso vejam alguém abandonando lixo eletrônico em locais indevidos.

Data de publicação: 13/02/2015

Compartilhe!