Faleceu nesta madrugada, aos 82 anos, no Hospital Bruno Born, em decorrência de falência múltipla dos órgãos, o ex-prefeito de Cruzeiro do Sul, José Manoel Ruschel. Ruschel nasceu em 23 de setembro de 1932. É filho de Oscar e Maria Helena Ruschel. No dia 7 de maio de 1955, casou-se com Maria Laíre, com quem teve dois filhos: Eusébio Fernando e Marilene.

Iniciou a carreira política em 1964, quando concorreu pela primeira vez e foi eleito vereador de Cruzeiro do Sul pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Como o partido foi extinto em 1965, se filiou ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB).

Foi prefeito de Cruzeiro do Sul duas vezes. Em 1968 concorreu pela primeira vez à Prefeitura do município, mas não foi eleito. Em 1972 foi eleito pela primeira vez. Vinte anos depois, em 1992, assumiu novamente o comando da prefeitura, permanecendo até 1996.

De 1985 até 1991 foi assessor parlamentar do deputado Gleno Scherer, na Assembleia Legislativa.Em 1997, à convite de Lauro Mathias Müller, o então diretor do Grupo Independente, começou a participar do Programa Contraponto, e encerrou sua participação em 2013.

O corpo está sendo velado no pavilhão da Igreja Católica de Cruzeiro do Sul. A encomendação do corpo ocorre hoje, em horário a ser determinado. Após, será transladado até o Crematório Metropolitano de Porto Alegre. A prefeitura decretou luto oficial de três dias.

Data de publicação: 09/02/2015