Recentemente o Centro de Equoterapia Vida (CEV) do município, recebeu, através de doação, mais um cavalo para o desenvolvimento de suas atividades. Trata-se de um tordilho que foi doado pelo Piquete Regional da OAB de Santa Cruz do Sul, através de Vinícius Laner.

Segundo a fisioterapeuta e equoterapeuta Deisirê Eckert o animal será utilizado para os atendimentos individuais e em grupo, além da equitação lúdica e passeios a cavalo. Atividade desenvolvida para pessoas que querem ter contato com cavalos e aprender sobre seu manejo. O nome do novo membro do Centro de Equoterapia Vida será escolhido pelos praticantes da equoterapia e equitação. “Estamos muito felizes por este gesto nobre do amigo Vinícius e do Piquete. Esta atitude fará diferença para o tratamento dos praticantes que necessitam deste animal para seu processo de reabilitação”, informa Deisirê.

Lembrando que o CEV funciona na Cidade de Cruzeiro do Sul, realizando grande parte de suas atividades junto ao Parque Poliesportivo, no Centro, que é cedido pela Administração sem nenhum custo. “Os atendimentos em grupo ocorrem graças a parcerias com Prefeituras e APAE. Para mais informações os interessados pode acessar nossa página no facebook ou o sitewww.equoterapiavida.com.br.

A profissional destaca que o Centro de Equoterapia Vida surgiu a partir da paixão por cavalos, pelas tradições gaúchas e da possibilidade de unir o amor pelos animais com a fisioterapia. As atividades tiveram início em Cruzeiro do Sul, no dia 2 de fevereiro de 2010.

Parcerias: prefeituras, escolas e entidades

Deisirê explica que o CEV trabalha com grupos de atendimento em parceria com prefeituras, através das Secretarias de Assistência Social. Os grupos são formados por deficientes físicos e mentais. A prática visa integrar, socializar, elevar a autoestima e promover a independência. Além disso, oportuniza contato com os cavalos e busca incentivar uma relação de afeto e respeito com os animais. A frequência dos atendimentos fica de acordo com cada prefeitura parceira, que estabelece um cronograma também conforme o investimento e a demanda de praticantes. Geralmente, os encontros são quinzenais ou mensais.

O trabalho realizado é multidisciplinar. Por isso, o Centro Vida procura manter contato direto com as Secretarias de Assistência Social, para troca de informações e conhecimentos. Assim, todos os envolvidos (equipe da equoterapia, do município e praticantes) criam um vínculo e estabelecem uma relação de confiança, o que favorece os resultados do tratamento. “O mesmo trabalho desenvolvido com as prefeituras pode ser aplicado em parceria com escolas e entidades”, reforça.

Data de publicação: 06/02/2015