No mês de dezembro o Consórcio Público Intermunicipal para Assuntos Estratégicos do G8 – CIPAE, dos oito municípios desmembrados de Lajeado, realizou a compra conjunta de pneus a partir de licitação com registro de preços. Segundo o Portal de Licitações, o registro de preços é um sistema utilizado pelo Poder Público para aquisição de bens e serviços em que os interessados concordam em manter os preços registrados pelo órgão gerenciador. Estes preços são lançados em uma ata de registro de preços visando as contratações futuras, obedecendo-se as condições estipuladas no ato convocatório da licitação. No caso do G8, o preço dos pneus ficou fixado para todo o ano de 2015, independente da quantia a ser adquirida.

O atual presidente do G8, prefeito de Cruzeiro do Sul, Cesar Leandro Marmitt, o Dingola, informa que a conquista se deu com a ajuda do servidor do setor de compras de Cruzeiro, Márcio Heisler, o qual vinha pesquisando sobre o assunto.

Heisler frisa que a principal conquista foi no que diz respeito a qualidade dos produtos que poderão ser adquiridos. “Antes alguns municípios acabavam comprando pneus de marcas importadas as quais ganhavam as licitações, mas possuíam produtos de baixa qualidade. Neste sistema conseguimos fechar com quatro empresas nacionais, de marcas renomadas e material de excelente qualidade. Além disso, ainda conseguimos uma pequena economia”, informa. Contudo, o município que não desejar comprar a partir desta licitação, poderá fazer de forma individual.

Se todos os municípios do G8 (Cruzeiro do Sul, Marques de Souza, Santa Clara do Sul, Sério, Progresso, Boqueirão do Leão, Forquetinha e Canudos do Vale) aderirem ao sistema de compra, conforme a demanda informada para o ano, o investimento será de aproximadamente R$ 800 mil.

Data de publicação: 07/01/2015