O prefeito Cesar Leandro Marmitt, o Dingola, esteve nesta segunda-feira, dia 08, em Porto Alegre, onde juntamente com outros 99 municípios, recebeu o certificado do Prêmio Boas Práticas de Transparência na Internet. No Vale do Taquari menos de dez prefeituras foram contempladas com o certificado. A entrega ocorreu no Tribunal de Contas do Estado (TCE), organizador da premiação. O Prêmio faz parte da campanha Transparência, faça essa ideia pegar, lançada pelo TCE-RS no mês de maio com o objetivo de estimular a população a usar os instrumentos da LAI (Lei de Acesso a Informação) e da Lei da Transparência, bem como de sensibilizar os gestores públicos.

Cruzeiro do Sul se enquadrou nos municípios com mais de dez mil habitantes, sendo reconhecido por atender os requisitos e instrumentos da LAI e Lei da transparência, por meio do site da Prefeitura. Conforme a Administração a avaliação foi realizada por auditores do TCE. O site da prefeitura foi reformulado em 2013 quando os servidores responsáveis realizaram um trabalho de planejamento e participaram de um curso de capacitação, para deixar a página adequada e dentro dos critérios exigidos, proporcionando a transparência ao cidadão. Além dos certificado o município passa a usar um selo digital em seu site. O selo terá a validade de um ano, havendo uma reavaliação anual do site.

Segundo o prefeito, isso mostra e confirma a preocupação e a transparência com que se trabalha na Administração. “Para muitos este certificado pode não ter importância, mas para nós é muito comemorado. O nosso site se equipara a grandes centros como por exemplo Porto Alegre e Santa Maria, que também foram premiados”, salienta o chefe do Poder Executivo. Marmitt também elogia a iniciativa do TCE, “pois é um órgão fiscalizador e agora está reconhecendo o trabalho desenvolvido de forma satisfatória”, completa.

Data de publicação: 10/12/2014