Cerca de 30 alunos da Associação de Pais e Amigos do Excepcionais (APAE) recebem desde abril deste ano, mensalmente, sessões de Equoterapia. Os encontros ocorrem na quarta quinta-feira de cada mês, no Parque Poliesportivo Municipal, no Centro, que é oferecido pela prefeitura. Conforme a equoterapeuta, Deiserê Eckert, do Centro de Equoterapia Vida (CEV), o projeto em fase inicial, terá nove meses de execução, com dois meses de férias (janeiro e fevereiro), retomando em março de 2015.

Todas atividades desenvolvidas nos encontros são planejadas pela equipe do CEV, envolvendo fase de aproximação, manejo com o cavalo, montaria e despedida. “Nos encontros trabalhamos utilizando o cavalo como mediador terapêutico, visando o desenvolvimento biopsicossocial dos alunos participantes. Pensamos desde o desenvolvimento de aspectos motores como equilíbrio, postura, coordenação motora, força e flexibilidade muscular. Além disso, tem aspectos psicológicos, como limites, disciplina, confiança, diminuição de medos, reciprocidade, trabalho em equipe e aspectos pedagógicos, ligados ao aprendizado como um todo”, destaca a profissional. Deiserê observa ainda que é um momento prazeroso para os participantes. “Eles adoram acariciar e andar no Tornado e Valente – nome dos cavalos do CEV. Isto favorece a evolução dos alunos, uma vez que esta terapia é motivadora e o cavalo se torna único neste processo de reabilitação e socialização. O cavalo é nosso mediador terapêutico”, reforça.

Este projeto com a APAE é desenvolvido por meio de uma doação feita pela Cabanha Maufer localizada no interior do município, através do empresário Claudir Weind. Além disso, a Associação necessita de outros auxílios tendo em vista as diversas atividades que são desenvolvidas com os alunos e para que estas sejam mantidas em 2015. Interessando em colaborar com a entidade, independente de valor, podem procurar a Associação.

Data de publicação: 03/12/2014