Na sexta-feira, dia 21 de novembro, se reuniram no salão de eventos da prefeitura o Comitê de Coordenação e Comitê da Executiva e a Equipe Técnica da Lógica Gestão Ambiental Inteligente, responsável pela estruturação do Plano Municipal de Saneamento Básico – PMSB. Na ocasião esclareceu-se sobre o desenvolvimento do Produto D – Relatório da Prospectiva e Planejamento Estratégico, onde foram elaboradas as estratégias de atuação para melhoria das condições dos serviços saneamento.

O planejamento estratégico pressupõe uma visão prospectiva da área e dos itens de planejamento por meio de instrumentos de análise e antecipação, construídos de forma coletiva pelos diferentes atores sociais. Foram elaborados três cenários, sendo eles, regressivo, possível e desejável, com o objetivo de nortear a ação presente. Por meio de cenários podem-se transformar as incertezas do ambiente em condições racionais para a tomada de decisão, servindo de referencial para a elaboração do plano estratégico de execução de programas, projetos e ações.

Ficou definido na reunião que a Equipe Técnica irá entrar em contato com a Companhia Riograndese de Saneamento (Corsan), para verificar a existência de projetos para melhorias e/ou ampliações das redes existentes, voltados ao abastecimento de água. Também quanto a existência de algum projeto ou estudo da viabilidade de instalação de uma Estação de Tratamento de Esgoto no município.

Data de publicação: 26/11/2014