Nesta quinta-feira, dia 20 de novembro, iniciam as atividades alusivas aos 51 anos de emancipação política administrativa do município. A Administração municipal em parceria com outras entidades ligadas a comunidade, estão preparando uma série de programações que se estendem até o dia 29 de novembro. A Secretaria de Educação e Cultura que tem a frente Aline Dullius, destaca a intenção de envolver a comunidade durante toda a programação.

No dia 20 ocorre o sarau de músicas nas dependências da praça Dona Laura, no Centro. Na oportunidade estarão se apresentando cerca de 40 alunos da Escola de Música de Cruzeiro do professor Caio Vicente, outros cerca de 20 alunos da Escola Francisco Oscar Karnal (FOK) de Lajeado do professor Rodrigo Ruarez e mais uma turma de Escola de Música de Santa Clara do Sul coordenados pelo professor Mauro Gregory. O evento inicia às 19h, sendo a comunidade convidada a prestigiar, trazendo sua cadeira e chimarrão. Em caso de chuva será transferido.

Já no dia 21 a Secretaria de Habitação e Assistência Social realiza a formatura de quatro cursos do Pronatec: cuidador de idosos, auxiliar administrativo, operador de computador e auxiliar de RH. Ao todo serão 43 formandos. A atividade será no Pavilhão Alvorada do bairro Vila Célia.

No dia 22, data que marca o aniversário de Cruzeiro do Sul, ocorre a grande final do campeonato municipal de futsal no ginásio Orlando Eckert. Antecedendo, às 18h30, será realizada uma apresentação da banda da escola João de Deus coordenada por Peninsular de Oliveira, o Pena. Já após os jogos e entrega das premiações haverá animação da banda de pagode Novo Stilo e Dj Xuxa El loco.

No dia 23, a partir das 20h30, o show de patinação que também será no ginásio do Centro. O evento é da Companhia Sobre Rodas trazendo o show Volta ao Mundo. Para esta atração será cobrado ingresso. Os valores são R$ 5 antecipado a venda com integrantes da Companhia ou R$ 10 na hora.

No dia 27 de novembro, no Pavilhão da comunidade Católica a Secretaria da Saúde, Emater-RS/Ascar e Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) convidam as famílias a participar do encontro “Saúde do Trabalhador Rural”, com início às 14h. Já às 20h ocorre no Parque Poliesportivo o quarto sorteio do show de prêmios da Associação Comercial e Industrial de Cruzeiro do Sul (Acics). Na sequência, às 21h, no mesmo local, o Cinema no Parque com o filme Borghetti na Estrada, evento aberto à comunidade, com apoio do Sesc de Lajeado. Nesta ocasião as Escolas de Educação Infantil Vila Zwirtes e Dona Maria Julieta estarão comercializando lanches e refrigerante para garantir o presente do Papai Noel para os seus alunos.

Para encerrar, no dia 29, a Secretaria da Saúde promove a Feira de Saúde no Posto de Saúde do Centro. Será das 8h30 às 12h, com verificação da pressão arterial, glicose, peso e altura, campanha de vacinação e orientações. Simultaneamente ocorrerá a Feira do artesanato e produtos coloniais da Associação de Artesãs, assistidas pela Emater.

Data de publicação: 20/11/2014