A Administração Municipal, juntamente com a Secretaria da Saúde, Departamento do Meio Ambiente e promotor Sérgio Diefenbach realizaram um em encontro com as sociedades e comunidades de água do município. A reunião ocorreu na sexta-feira, dia 24, no salão de eventos da prefeitura. O objetivo, conforme a bióloga Cristiane Welter, é iniciar o processo de regularização destas sociedades, visando o plano de saneamento básico que também trata da água potável. O encontro serviu para esclarecer dúvidas, sendo também aberto inquérito por parte do Ministério Público para que as sociedades se regularizem no que diz respeito a documentações e que façam um levantamento de quantas famílias são atendidas e a estimativa de consumo de cada rede. O prazo para a entrega desta documentação é de 60 dias.
Hoje, o Departamento tem conhecimento de 37 sociedades de água. A grande fatia atendida pelos poços são as pessoas que moram na zona rural. “Acreditamos ser em torno de quatro mil munícipes”, diz Cristiane. Ela acrescenta que a cada dois meses todos esses pontos tem amostra de água coletada para análise. “A coleta é feita mensalmente em 50% dos poços, analisada e o resultado encaminhado à 16ª Coordenadoria Regional da Saúde”, salienta.
Entre os propósitos também está cuidar para que os poços consigam se manter para atender um determinado número de residências e fazer com que as pessoas desfrutem de água tratada de forma eficaz, dentro dos níveis mínimos para o consumo humano. “Sabe-se que os mais vulneráveis as crianças e idosos. Uma água mal tratada pode causar doenças como disenteria, hepatite, esquistossomose e até mesmo leptospirose”, completa a bióloga.

Foto Divulgação

Data de publicação: 29/10/2014