O município recebeu nesta terça-feira, dia 07, uma equipe da concessionária de energia AES Sul que desenvolveu atividades pedagógicas com cerca de 600 alunos. O evento ocorreu no ginásio municipal de esportes Orlando Eckert. “Educar para Transformar”. Segundo material explicativo da empresa, foi com este pensamento que em 2012 a AES Sul idealizou para o Estado do Rio Grande do Sul um projeto educativo de construção de saberes voltado à sustentabilidade: o AES Sul na Comunidade – Educar para Transformar.
Alinhada a plataforma de sustentabilidade da empresa e pertencente ao seu Programa de Eficiência Energética, de acordo com as regulamentações do Programa de Eficiência Energética da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, a inciativa é destinada a rede escolar e às comunidades dos municípios da área de concessão da AES Sul. De forma itinerante, o projeto percorre o território gaúcho com ações educativas que abordam os temas energia, água, resíduos, mobilidade urbana e segurança, por meio de uma abordagem multidisciplinar e participativa.
Em sua proposta pedagógica, o projeto assume a importância de contribuir com o crescimento de uma consciência ambiental de seus participantes, bem como sensibilizá-los para a mudança de hábitos mais favoráveis ao meio ambiente.
Para isso, o projeto conta com a parceria daqueles que constantemente fazem da educação a ferramenta que proporciona as mudanças no mundo: os educadores. Neste sentido, a Secretaria Municipal da Educação e Cultura, em dois turnos, trouxe todos os alunos de 3º a 6º anos das escolas locais para se envolver nas atividades, visando a ampliação da ideia de sustentabilidade. Os professores também receberam material pedagógico para que seja possível dar continuidade ao trabalho em sala de aula.

Fotos: Marcio Steiner

Data de publicação: 09/10/2014