A situação financeira dos hospitais de municípios menores é preocupante, não sendo diferente com a casa de saúde do município São Gabriel Arcanjo. Mas conforme o diretor Celso Weissheimer há uma esperança para que a realidade possa mudar.

O diretor esteve presente na reunião do Conselho Municipal da Saúde nessa quarta-feira (1º) e explanou sobre uma portaria proveniente do governo que garante repasse mensal para hospitais que possuam e se enquadrem nas exigências de Pronto Atendimento de Urgência e Emergência 24 horas. Weissheimer assinalou que o São Gabriel Arcanjo se encaixa nos pré-requisitos, sendo necessário elaborar um projeto para inciar os trâmites burocráticos em busca do benefício. “Elaboramos o material num período de dez horas. Precisamos muito de recurso”, frisa. O projeto Portas de Entrada Hospitalares de Urgência e Emergência foi aprovado pelo Conselho.
Se aprovado for, sendo a última instância a Secretaria da Saúde do Estado, o Hospital de Cruzeiro receberá mensalmente um aporte de R$ 54 mil para manter e melhorar o atendimento. O diretor revela que esse dinheiro será fundamental para que a instituição pare de fechar os meses no vermelho. Ele destaca que mensalmente o Pronto Atendimento custa R$ 155 mil, sendo que o município repassa a cada 30 dias R$ 55 mil e a União aproximadamente R$ 35 mil. “Mesmo com essa ajuda estamos com um déficit mensal que fica entre 20 e 30 mil reais. Então, se passarmos a receber esses 54 mil por mês, podermos cobrir o déficit e ainda fazer sobrar para melhorias.”, reforça o diretor.
Lembrando que a Administração Municipal ainda paga mensalmente os honorários dos médicos plantonistas 24 horas, valor que fica próximo dos R$ 65 mil.
Agora o projeto será encaminhado para os demais órgãos ligados a Saúde e que precisam aprová-lo para chegar a Secretaria da Saúde do Estado. O diretor acredita que se aprovado for a verba deverá começar a entrar a partir de 2015.
Ainda foi debatido na reunião do Conselho o relatório de gestão em Saúde. A Secretária Rosecler Mallmann fez a prestação de contas do segundo quadrimestre de 2014.

Data de publicação: 06/10/2014