Estão em andamento as obras de acabamento no prédio da futura Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) do bairro Vila Rosa. As obras contemplam instalação elétrica, drenagem e acesso ao local. O trabalho está sendo executada pela empresa P.O. Sul de Lajeado, vencedora do processo licitatório. O valor da obra é de R$116.165,58. Montante oriundo de recursos próprios do município. Após o processo de acabamento também será construído um alambrado. Para tanto o município já adquiriu o material e contratou uma empresa para execução. Para esta parte serão investidos outros R$12.667,24. Além disso, para o referido educandário, o município já possui em estoque o material permanente. Este foi possível a partir de recurso proveniente do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDEE). No total Cruzeiro foi contemplado, em 2013, com R$ 66 mil.
Conforme a secretária de Educação e Cultura Aline Dullius, além disso ainda será necessária a aquisição de materiais de expediente e pedagógicos, para que seja possível o trabalho dos profissionais no educandário. Ainda será preciso a contratação dos educadores para trabalhar no local. “Além de chamar novos profissionais será feito remanejamento no quadro de funcionários para que a Escola receba professores com experiência”. Os novos professores e serventes serão chamados do concurso realizado em 2010 e que ainda está em vigência.
No inicio a escola deverá atender cerca de 30 crianças de zero a cinco anos, necessitando-se de pelo oito profissionais. O desejo da Administração e da secretária é que o trabalho no educandário se inicie ainda este ano, contudo sabe-se que além da estrutura física a estrutura pedagógica é extremamente delicada. “Temos que agir com cautela para que se receba as crianças com dignidade e com todo o cuidado que precisam e merecem”, completa Aline.

Foto: Marcio Steiner

Data de publicação: 10/09/2014