Nesta semana a Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC) por meio das profissionais Roselene Marmitt, a Nina e Simone Gerhardt fizeram a divulgação da Semana Farroupilha. Elas visitaram todas as escolas do município, falando sobre o tradicionalismo e distribuindo o material que traz a programação completa do evento. As atividades junto ao Parque Poliesportivo Municipal, no Centro, transcorrerão de 13 a 20 de setembro. O tema desta edição será “Eu Sou do Sul”.

Programação
A Semana Farroupilha inicia no sábado dia 13 com a chegada da Chama Crioula às 16h e cerimonial de abertura com a presença de autoridades, organizado pela Smec. No domingo dia 14 às 10h ocorre o desfile temático envolvendo as entidades tradicionalistas e demais cavalarianos. A concentração será no Sítio do Inácio no bairro Vila Rosa, deslocando até o Parque. A atividade será realizada somente com condições climáticas favoráveis. Ao meio dia será servido almoço. Reservas devem ser feitas no local até às 9h30 ou antecipadamente com integrantes da Apae. Das 14h às l9h haverá domingueira no Pavilhão Central com animação Art Show, havendo convite especial para Terceira Idade. No mesmo dia, às 14h, no Campo do Parque Poliesportivo, ocorrem provas campeiras (Rédea, estafeta e tômbola musical) e futebol de bombacha. Também ocorrendo apenas em condições climáticas favoráveis.
Na segunda-feira, dia 15, das 8h30 às 10h30 e das 14h às 16h serão oferecidas oficinas de tradicionalismo para as escolas. Já às 20h jantar com cardápio campeiro. Na terça-feira, dia 16, das 8h30 às 10h30 e das 14h às 16h novamente oficinas sobre tradicionalismos para as Escolas e às 20h jantar com cardápio Campeiro. No dia 17, quarta-feira, das 8h30 às 10h30 oficinas sobre tradicionalismos para os educandários; das 15h às 16h Invernada Artística Mirim para as Escolas Municipal de Educação Infantil (EMEI’S); e às 20h jantar com cardápio campeiro. Na quinta-feira, dia 18, às 20h jantar de integração com as Entidades e Comunidade, com cardápio campeiro. Já às 20h30 show de talentos tradicionalistas. No dia 19, sexta-feira, às 21h apresentação da invernada artística Chama no Pé; às 22h “bailezito” com Edson Motta, Vinicius Freitas e seu grupo.
Seguindo a programação no final de semana, no sábado, dia 20, às 8h15 Missa Crioula organizada pela Escola São Miguel no Pavilhão Central; ao meio dia haverá almoço. Às 16h desfile de encerramento, a cavalo, com concentração no Sítio do Inácio, até o Parque Poliesportivo. Este desfile sairá com qualquer condição climática. Às 17 o cerimonial de encerramento da Semana Farroupilha de 2014.
A comissão organizadora lembra que os interessados em participar das refeições organizadas pela Apae devem sempre reservar com antecedência para facilitar a organização e o bom atendimento.

Foto: Marcio Steiner

Data de publicação: 10/09/2014