O prefeito Cesar Leandro Marmitt, o Dingola, garante à comunidade que irá lutar com todas as suas forças frente aos boatos quanto a mudança da divisa entre o seu município e Lajeado. Nesta semana o chefe do Executivo recebeu o presidente do Legislativo José Carlos Eckert, o Foguinho que mora na rua da Divisa e que também passaria a ser morador de Lajeado com a suposta mudança, o que não é de seu interesse e garante que está disposto a defender a comunidade.
O prefeito explica que não foi recebida qualquer notificação da justiça, IBGE, ou de qualquer órgão competente quanto a alterações. “Não temos comunicado oficial. Além disso, isso nos cheira a algum interesse, tendo em vista que foi feito o levantamento geográfico a campo em 2013 e a prefeitura sequer foi comunicada. Apenas foi feito contato com a prefeitura de Lajeado. “Quero deixar claro que não é do interesse do município de Cruzeiro do Sul modificar a divisa, tanto que estamos investido na área discutida. Estamos implantando um posto de saúde e pavimentando uma rua com recursos vindos do governo Federal”.
Na próxima semana o prefeito e assessoria jurídica vão à Porto Alegre no intuito de se reunir com a assembleia legislativa para discutir esses boatos. O jurídico lamenta por existir toda uma divulgação, mas ao mesmo tempo não há nada de concreto para que se tome as medidas frente ao interesse público daquela comunidade. No local há escolas, ginásio e demais espaços públicos que precisam ser mantidos. “A assessoria jurídica quer manifestar recurso mas não sabe o que precisa defender de forma concreta”, destaca o prefeito.
O prefeito reforça sua luta frente ao interesse de deixar a divisa como está, ou seja, saindo de Santa Clara do Sul em linha reta e seca passando pelo antigo Travessão de São Bento até o eixo da ERS-130 seguindo em direção a propriedade de Carlos Machado. Desta, rumando ao rio Taquari pela conhecida Rua da Divisa. Inclusive, o prefeito salienta que o campo do Clube Esportivo Lajeadense está em território cruzeirense, mas nunca tentou se tirar proveito disso.

Data de publicação: 04/09/2014