Estão confirmadas para o mês de setembro duas audiências públicas onde será apresentado o diagnóstico do Plano de Saneamento Básico municipal. Dia 22, segunda-feira o encontro será na Sociedade Pé de Chumbo no bairro Cascata quando serão debatidas questões que dizem respeito a zona urbana. Já no dia 23, terça-feira, a reunião será no ginásio na localidade de Linha Sítio para tratar a zona rural. Ambas audiências iniciam às 19h e contam com a participação da comunidade, que poderá opinar sobre drenagem e manejo das águas pluviais urbanas, abastecimento de água potável e esgotamento sanitário. A bióloga do Departamento Municipal do Meio Ambiente Cristiane Welter ressalta a importância da participação das pessoas. “O que será apresentado e tratado agora, são planos para os próximos 20 anos, por isso é necessário que tudo fique devidamente acordado. Depois ficará difícil reclamar”, reforça.
A elaboração do Plano de Saneamento Básico é uma oportunidade para toda a sociedade conhecer e entender o que acontece com o saneamento da sua cidade, identificar e discutir as causas dos problemas e buscar soluções. Juntos, população e poder público estabelecerão metas para o acesso a serviços de boa qualidade e decidirão quando e como chegar à universalização dos serviços de saneamento básico. Isso é uma exigência do Governo Federal. Se o município não se adequar até o início de 2015, fica impossibilitado de receber recursos em nível federal e estadual.
Urnas para sugestões
Cristiane Welter destaca que estão sendo disponibilizadas urnas em pontos estratégicos para que a comunidade possa deixar por escrito suas sugestões de melhorias. Ao todo serão oito urnas, uma deverá ser itinerante passando pelas Escolas do município.

Data de publicação: 04/09/2014