A bióloga do município Cristiane Welter participou na sexta-feira, dia 29, na sede da Fundação Nacional de Saúde(Funasa), em Porto Alegre, do lançamento da cartilha “O município que queremos-entenda por que o saneamento é básico e sua participação é i...

A bióloga do município Cristiane Welter participou na sexta-feira, dia 29, na sede da Fundação Nacional de Saúde(Funasa), em Porto Alegre, do lançamento da cartilha “O município que queremos-entenda por que o saneamento é básico e sua participação é importante”. A publicação resulta do trabalho coordenado pelo professor Dieter Wartchow, do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da UFRGS com o apoio da Fundação, e apresenta ilustrações do cartunista Santiago. A cartilha objetiva estimular o debate e auxiliar nas atividades de mobilização social necessárias para a elaboração dos planos municipais de saneamento básico. Os planos, são uma exigência da Lei 11.445/207, que estabeleceu as diretrizes nacionais para o setor, e representam o principal instrumento para planejar os serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana e resíduos sólidos. É através deles que deverá ser traçado um diagnóstico da situação dos municípios, os objetivos a serem alcançados e projetos e ações para solucionar os problemas.
Para o superintendente da Funasa, Gustavo de Mello, a produção do material é uma demonstração da pró-atividade das instituições e do comprometimento com as questões ambientais. Segundo Mello, a cartilha deverá servir como um referencial nas ações de educação ambiental e estimulo a participação social nos pequenos municípios. O superintendente destacou que as políticas públicas de saneamento apresentam uma grande demanda, acarretadas pela ausência histórica de investimentos, mas estão se consolidando a partir do marco legal e da aplicação de recursos sistemáticos desde o lançamento do PAC em 2007.
As engenheiras ambientais Liesbet Olaerts e Aline Paez Silveira, coautoras da cartilha, ressaltaram que o material foi elaborado de forma lúdica e acessível para ser utilizado como trabalho de mobilização e educação nas Escolas.
Dentre os municípios presentes no evento estão Marques de Souza e Cruzeiro do Sul, além do consórcio Cipae que representa as demais oito cidades do Vale do Taquari desmembradas de Lajeado. Municípios estes que através do consórcio conseguiram juntos recursos para desenvolverem de forma individual seus planos de saneamento.

Data de publicação: 04/09/2014

Compartilhe!