O profissional do Ministério da Saúde Tadeu Freitas está visitando todos os bairros e ruas, a fim de fazer o mapeamento ou reconhecimento geográfico da área urbana. A última atualização em Cruzeiro foi realizada no ano de 2003.

O profissional do Ministério da Saúde Tadeu Freitas está visitando todos os bairros e ruas, a fim de fazer o mapeamento ou reconhecimento geográfico da área urbana. A última atualização em Cruzeiro foi realizada no ano de 2003. O funcionário explica que este levantamento é necessário para que se saiba o crescimento populacional, principalmente para o controle da dengue. Freitas também monitora as armadilha colocadas para os mosquitos em pontos específicos da cidade. A consulta as armadilhas é semanal.
O profissional apesar de devidamente identificado com o colete do Ministério da Saúde está enfrentando algumas dificuldades. “É necessário fazer algumas perguntas para as pessoas e estou enfrentando resistência. Entendo as pessoas, sou entranho na cidade, mas aos poucos vão me conhecendo. Em outro município que trabalhei até chamaram o policiamento”, conta Freitas, tendo certeza que em Cruzeiro a receptividades vai melhorar. Esse processo de mapeamento deve ser concluído até o mês de novembro. Após concluída essa parte Freitas precisa realizar o chamado Levantamento de Índice. Esse processo será feito em 30% das residências da área urbana. Para isso ele terá que fazer uma espécie de entrevista com o morador e ser recebido na residência. “Espero a colaboração da comunidade, pois é um processo importantíssimo para a saúde pública”, ressalta.
Qualquer dúvida que o contribuinte tiver sobre o profissional ou qualquer outro que bater a sua porta, deve ligar para o telefone 3764-2799.

Data de publicação: 27/08/2014

Compartilhe!