O prefeito em exercício Lairton Hauschil recebeu nesta terça-feira, dia 19, os representantes da Defesa Civil de Lajeado Gilberto Schmitt e Marisete Mallmann. As autoridades trataram da contemplação dos município engajados com a apresentação de projetos por parte do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemadan). Os projetos foram possíveis a partir de estudos realizados pelo órgão em 2013.
Na oportunidade foi colocado ao município que a meta do Governo Federal era fazer um mapeamento das áreas de riscos para a remoção o mais rápido possível das pessoas quando de desastres naturais, principalmente no que diz respeito a chuvas. Até este ano o Governo pretendia fazer o mapeamento em 800 município. A prioridade era por locais habitados. Na ocasião o município se prontificou em auxiliar os profissionais, sendo essa mais uma alternativa de proteção a comunidade principalmente as famílias ribeirinhas. Nesta semana, conforme Schmitt, uma equipe de geólogos vindos do Rio de Janeiro, fará a apresentação de projetos para as cidades da região que aderiram ao mapeamento.

Data de publicação: 20/08/2014