A turma do Maternal A1 (alunos de um a dois anos) da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Trenzinho Alegre, coordenada pelas professoras Ângela Weschenfelder, Susana Luise Lange, Taís Zart e Veridiana Fleck, está desenvolvendo um projeto intitulado “Viajando pelo mundo das histórias e da Música”.
Conforme a direção do educandário, o projeto surgiu a partir do interesse demonstrado pela turma ao ouvir músicas e histórias, sendo que este tem como objetivo proporcionar condições para que às crianças envolvam no mundo da música e da literatura, desenvolvendo as estruturas lúdicas, cognitivas, afetivas e sociais das crianças.
Estão sendo realizadas diversas atividades com as crianças em relação à música e histórias, as mesmas estão se estendendo até as famílias, com o intuito de promover integração de escola e família e ainda de estabelecer o vinculo familiar, fazendo com que a família participe da vida escolar do filho. Esta sendo mandada para casa uma confeccionada de TNT pelas professoras e as mesmas serão decoradas pela família, para posteriormente levar surpresas para casa, referente ao projeto.
Outra atividade que foi realizada pelas crianças foi a confecção de borboletas de chocolate, referente a uma música alusiva. As crianças com auxilio da professoras manusearam o chocolate e ajudaram na produção das borboletas. Após desenformadas e as crianças puderam observar suas criações. Algumas foram provadas e outras entregues para às famílias.
Segundo a Diretora do Educandário Anelise Sehn Wendt o projeto vem se destacando pela alegria que esta despertando nas crianças. “A música está presente no cotidiano da Educação Infantil, pois esta provoca na criança prazer, amor à beleza, imaginação, poder de observação, amplia as suas experiências, o gosto pelo artístico além de ajudá-la estabelecer ligação entre fantasia e realidade, a mesma é um elo que une e reforça todo o trabalho educativo que se desenvolve com a criança”.O projeto se estenderá até o final do ano, onde estão sendo planejadas outras situações que vão ao encontro do interesse das crianças.

Data de publicação: 20/08/2014