A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Vila Zwirtes, que leva o nome do bairro onde está instalada, há pelo menos três anos reserva uma parte de seu pátio para o cultivo de uma horta composta com verduras e tempero. Segundo a diretora do educandário Leonice Diehl, a Léo, atualmente são cultivados repolho, alface, salsa e cebolinha. Foram plantadas 170 mudas. “Já chegamos a produzir alguns legumes e queremos retomar a partir do ano que vem”, assinala. Léo destaca que há o envolvimento de todos na produção. “Todos ajudam, nós professores e demais funcionários, os alunos e a comunidade. Inclusive alguns pais auxiliam com mudas”, diz. A diretora afirma que todos o cultivo é realizado sem qualquer uso de agrotóxico. “Não usamos nenhum veneno. Inclusive há pouco tempo instalamos uma composteira onde depositamos o nosso material orgânico inservível, e que posteriormente será utilizado como adubo para a horta”. A diretora reforça que a proposta é de logo instalar mais uma composteira.
As crianças, segundo Leonice, também se sentem motivadas a consumir os alimentos tendo vista o envolvimento com a horta. “Por dia, são servidos aos pequenos três tipos de sala”, observa. A partir da horta a diretora cancelou a encomenda de produtos adquiridos pela prefeitura de produtores locais.
A nutricionista da prefeitura Cátia Dullius enaltece o trabalho do educandário, principalmente no que diz respeito a tempero verde. “Mesmo que adquirimos produtos de excelente qualidade da agricultura familiar, o tempero verde e os chás, perdem um pouco de suas propriedades se não consumidos logo. Então, temperos e chás fresquinhos são maravilhosos para as crianças”, destaca. Cátia salienta que 30% do valor vindo do Governo para a aquisição de alimentos para as Escolas precisa ser gasto com a agricultura familiar. Hoje o município compra cerca de 15 itens de produtores do município.

Data de publicação: 20/08/2014