A turma do Maternal A1 (alunos de um a dois anos) da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Trenzinho Alegre, coordenada pelas professoras Ângela Weschenfelder, Susana Luise Lange, Taís Zart e Veridiana Fleck, está desenvolvendo um projeto intitulado “Viajando pelo mundo das histórias e da Música”. Conforme a direção do educandário, o projeto surgiu a partir do interesse demonstrado pela turma ao ouvir músicas e histórias, sendo que este tem como objetivo proporcionar condições para que às crianças envolvam no mundo da música e da literatura, desenvolvendo as estruturas lúdicas, cognitivas, afetivas e sociais das crianças.
As professoras estão realizando diversas atividades com a turma e também estendendo as mesmas para as famílias, onde os pais participam através da confecção de alguns personagens das histórias e músicas trabalhadas, assim como recebendo a visita de um mascote confeccionado pelas professoras, a Galinha Maricota, da história “O sanduíche da Maricota’. O intuito com o mascote que visita as casas das crianças e para que as famílias envolvam seus filhos em alguma situação para após, fazer o relato em um diário que acompanha o personagem. Uma outra atividade realizada foi o preparo dos doces da vovó da “Chapeuzinho Vermelho”. As crianças foram até o refeitório da escola onde participaram de todo o processo de preparo das bolachas. A turma manuseou os ingrediente utilizados na receita, ajudaram a misturá-los, a amassar e abrir a massa e depois, moldaram os biscoitos e os distribuíram nas formas para serem assados no forno. No dia seguinte, uma das colaboradoras do educandário, a Tia Nega, preparou o merengue que foi utilizado na decoração das bolachas. Cada crianças enfeitou seu biscoito. Depois de prontos, os doces foram degustados pelas crianças e alguns entregues às famílias como mimos.
Conforme a diretora do educandário Ane Wendt, o projeto vem se destacando pelo interesse, alegria e prazer que está despertando nas crianças. “Através de atividades concretas e lúdicas estamos possibilitando ao grupo o exercício do imaginário, auxiliando na interação da turma, além de ser um grande meio para as crianças expressarem sentimentos e estabelecerem uma relação entre fantasia e realidade”. O envolvimento e parceria das famílias durante a realização de algumas situações também é de suma importância para a escola, pois é possível uma aproximação entre família e educandário, aproximando e fortalecendo vínculos para uma aprendizagem de qualidade. “É fundamental que os pais se interessem, participem e se envolvam com a vida escolar de seus filhos desde pequenos”, salienta a diretora. O projeto se estenderá até o final do ano, onde estão sendo planejadas outras situações que vão ao encontro do interesse das crianças.

Data de publicação: 13/08/2014