O grupo de Estratégia de Saúde na Família (ESF1) enaltece que durante o mês de agosto estará com os olhares voltados a Saúde do homem. Para tanto o Sistema Único de Saúde (SUS) entende que a qualidade de vida do homem jovem e adulto exige cuidados com a saúde. São vários desafios a serem enfrentados, principalmente em relação as doenças que são mais frequentes entre as pessoas do sexo masculino.
A Politica Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH) promove ações de saúde respeitando as diferentes maneiras de ser dos homens, organizando-se através de três eixos principais: saúde sexual, reprodutiva e paternidade, violências e acidentes em geral e acesso/acolhimento dos homens na atenção básica, porta de entrada prioritária na rede SUS.
Você sabia
Que os homens tem mais doenças do coração, cânceres, colesterol elevado, diabetes, hipertensão e tendencia a obesidade do que as mulheres; praticam atividade física com menor regularidade; muitas vezes acham que não vão adoecer, por isso não se cuidam; geralmente têm medo de descobrir doenças; não procuram regularmente os serviços de saúde e quando procuram, na maioria das vezes, não seguem os tratamentos recomendados; estão mais expostos aos acidentes de trabalho e de transito; utilizam álcool e outras drogas em maior quantidade; estão envolvidos na maioria das situações de violência; e vivem em média sete anos a menos que as mulheres.
Direitos e recomendações aos homens
Fazer teste de HIV, sífilis e hepatites virais; estar em dia com a sua saúde realizando os exames de rotina e seguindo os tratamentos recomendados; dividir as tarefas de cuidados e atividade domesticas; brincar com os filhos e participar ativamente da sua educação; demonstrar afeto e criar os filhos sem violência; tem direito ao acompanhamento de crianças e adolescentes internados; a acompanhar a gestante durante todo o trabalho de parto, parto e pós-parto no âmbito do SUS; ao planejamento familiar e aos métodos contraceptivos (vasectomia, preservativo masculino, etc.); e licença paternidade de cinco dias.

Data de publicação: 31/07/2014