A chuva e outras intempéries são uma realidade constante no inverno, não diferente em 2014, nesta ano até mesmo mais constantes. Condição que segundo a Secretaria de Estradas, não permite a continuidade no trabalho e manutenção a contento nos cerca de 650 km de estradas de chão do município. A chuva faz com que as vias rapidamente estejam em más condições de trafegabilidade, e a falta de dias com clima favorável não permite a manutenção no mesmo ritmo. Nesta semana a equipe do secretário André Pündrisch, o Duda, está trabalhando nas vias de Sampaio, Picada Maehler, Boa Esperança Baixa e Linha 22 de Novembro. Na próxima semana as atividades devem seguir na 22 e também na localidade de Linha Primavera.
Conforme o secretário a intensidade de chuva prejudica o trabalho nas estradas assim como a extração de material, citando como exemplo o Cascalho que é muito importante no inverno. “Sabemos que vários pontos estão críticos e necessitando serem atendidos, mas pedimos um pouco de paciência e compreensão da comunidade”, diz Duda.
Outra frente que precisa ser atendida nos dias de frio e umidade, conforme o secretário, são os acessos às propriedades dos agricultores, devido a necessidade da entrada e saída de caminhões para escoar a produção.
Nesta semana os caminhões da prefeitura levaram cerca de dez cargas de material para o acesso a propriedade e novo empreendimento de Nei César Ulsenheimer na localidade de Picada Augusta. “Nos acessos também estamos atendendo conforme a possibilidade, sempre dando preferência as maiores urgências”, é o que destaca o secretário da Agricultura Roque Gerhardt.
Na propriedade de Ulsenheimer, além de melhorias no acesso, foi garantida a terraplenagem de uma área destinada à construção de um novo chiqueirão de suínos. Segundo o proprietário será uma obra para abrigar mil animais. “Foram cerca de 300 cargas de terra para aterro e terraplenagem. Certamente se não tivesse esse auxílio da prefeitura seria inviável alavancar a minha produção”, afirma produtor, que além de suínos trabalha com gado leiteiro.

Fotos: Marcio Steiner

Data de publicação: 10/07/2014