Cerca de 70 servidores da prefeitura aderiram a campanha interna desenvolvida pela equipe do Departamento do Meio Ambiente visando a aquisição de uma caneca de porcelana personalizada. A campanha foi intitulada “Copo Plástico, Descarte essa Ideia”. Conforme o Departamento a intenção é reduzir o uso do copo plástico descartável, diminuindo custos aos cofres públicos e principalmente o impacto no meio ambiente. Segundo a responsável do Departamento, a bióloga Cristiane Welter, um copo descartável leva cerca de 50 anos para se decompor no meio ambiente. “O que percebemos é que muitas pessoas usam um copo cada vez, não procurando reaproveitar”, assinala.

Em 2013 foram investidos cerca R$ 4 mil em copos plásticos nas repartições da Administração, o que representa cerca de 135 mil unidades. Fazendo um cálculo sobre um grupo 60 pessoas, usando um copo plástico por dia, numa média de 200 dias trabalhados, em um ano esse grupo gasta em média 12 mil copos descartáveis. Números que segundo o departamento chamou a atenção e incentivou a campanha. A campanha foi aberta para todos os funcionários, mas surtiu maior efeito nas dependências da prefeitura. Cada servidor adquiriu sua caneca pelo valor de R$ 12,50.

Foto Marcio Steiner

Data de publicação: 10/07/2014