O município iniciou o Plano de Saneamento Básico que contempla drenagem e manejo das águas pluviais urbanas, abastecimento de água potável e esgotamento sanitário. O Plano é previsto para 20 anos com etapas a serem cumpridas a curto, médio e longo prazo. Isso é uma exigência do Governo Federal. Caso o município não se adequar, por consequência, fica impossibilitado de receber recursos a nível federal e estadual. Há prazo até o início de 2015. Além disso há o plano de resíduos sólidos que é realizado em nível de G8.
Depois da implantação do plano, os resíduos serão encaminhados a Progresso, onde será feita a triagem. O aterro escolhido, seja o de Minas do Leão ou outro local, receberá apenas o rejeito, não mais o que pode ser reciclado”, explica o prefeito e também presidente do G8, Cesar Leandro Marmitt.
Neste primeiro momento a implantação está na fase de estudos. A fase seguinte é a de licitação técnica, para a construção da área de transbordo e triagem. “Em cada município do G8 haverá um ponto de coleta, onde as pessoas deixarão móveis e outros objetos, para que eles sejam destinados corretamente.” As prefeitura têm um alto custo para dar destino a pneus, lâmpadas, sofás, entre outros. A intenção é de que ainda este ano as obras comecem a ser executadas.
Foto: Marcio Steiner

Data de publicação: 03/07/2014