Ocorreu no dia 17 de junho o segundo encontro de formação continuada das quatro Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs). O evento promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) foi realizado no Salão de Eventos da Prefeitura e reuniu cerca de 47 professores. Conforme a responsável pelas EMEIs Roselene Maria Marmitt, a Nina, os encontros tem como objetivo a troca de conhecimentos, principalmente práticas do dia a dia . Os professores se reuniram para debater sobre a educação Infantil, bem como formas de trabalhar com os alunos dessa faixa etária, que é a base da educação, “pois prepara as crianças a conviver em sociedade, além de prepará-las para a próxima etapa do ensino”, diz Nina.

Os encontros irão ocorrer em quatro momentos. O primeiro foi dia 24 de abril, nas respectivas Escolas: Jacob Sehn, as professoras do Berçário (zero a um ano) e MA1 (um a dois anos) debateram sobre estimulação precoce. Na Escola Trenzinho Alegre os professores do MA2 (dois a três anos) e Maternal (três a quatro anos), abordaram o tema Identidade e Autonomia. Na EMEI Vila Zwirtes, os educadores do Jardim (quatro a cinco anos) discutiram matemática e letramento, com suas inúmeras formas de ser abordado na Educação Infantil, lembrando que deve ser de forma lúdica. “Nesse dia, os grupos foram divididos, com o intuito do encontro ser direcionado para cada turma, e para ser um momento de troca de experiências, momento de tirar dúvidas e dar sugestões para enriquecer ainda mais os planos de aula dos professores”, reforça Roselene.
A responsável lembra que na educação infantil, trabalham-se objetivos e conteúdos diários, nas áreas do conhecimento da matemática, natureza e sociedade, pessoal e social, coordenação motora, literatura, artes visuais e música, conforme o RCNEI – Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.
Neste segundo encontro foi apresentado o tema Estimulação Precoce, apresentado pelas professoras das turmas do Berçário e MA1. O terceiro encontro será no dia 23 de setembro e o quarto dia 13 de Novembro, finalizando assim os encontros planejados para o ano.
Dentro dessa proposta, conforme Roselene, cada professora contribui com o seu fazer e saber pedagógico, contribuindo assim com a educação. “O objetivo é que cada vez mais os nossos alunos sejam estimulados e felizes em nossos educandários. Pois é para eles e por eles que se faz educação”, completa Nina.

Foto Divulgação

Data de publicação: 25/06/2014