A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Dona Maria Julieta do bairro Passo de Estrela, acredita que através da literatura infantil a criança adquire inúmeros conhecimentos.

A professora Luciani Kich da turma da Jardim salienta que através da leitura, além de fantasiar, imaginar e viver intensamente a contextualização da história, as crianças também podem explorar e vivenciar o contexto que os personagens trazem e relacioná-lo com a sua realidade. “Acreditamos também que a imagem e o material concreto desenvolvem capacidades e habilidades. Com isso, surgiu a ideia de trazer à sala de aula um personagem vivo, ‘A galinha ruiva’, que foi primeiramente explorada no seu contexto animal”, explica. Na nossa roda de conversa foram levantadas algumas perguntas, como: Que bicho é esse? Qual a sua cor? Que nome daremos a ela? Do que ela se alimenta? Quais os cuidados que deveremos ter com ela? O que significa ruiva?
Luciani esclarece que logo após, conheceram juntos a história da galinha. “Através dela despertamos o espírito de solidariedade, cooperação, respeito, amor, paz, tolerância, entre outras. Também vivenciamos com os alunos algumas situações em que o trabalho em grupo e a colaboração estiveram presentes. Desta forma, favorecemos o bom convívio escolar, familiar e social. A nossa experiência culminou com a experimentação do milho, o qual é um dos alimentos da galinha”, diz a professora. Também ocorreu o preparo de um bolo e sua degustação, oportunizando ainda mais a integração.

Data de publicação: 25/06/2014