Desde o dia 03 de junho sete agentes de saúde e dois técnicos de enfermagem das equipes de Estratégia de Saúde na Família (ESF 1e 2) participam, no município de Lajeado, de uma capacitação dentro do Programa Caminhos do Cuidado.

Desde o dia 03 de junho sete agentes de saúde e dois técnicos de enfermagem das equipes de Estratégia de Saúde na Família (ESF 1e 2) participam, no município de Lajeado, de uma capacitação dentro do Programa Caminhos do Cuidado. Ao todo serão cinco encontros, encerrando no dia 1º de julho. O projeto Caminhos do Cuidado é um curso de formação em saúde mental com ênfase em crack, álcool e outras drogas. A participação no curso é obrigatória a todos os agentes, técnicos e auxiliares de enfermagem, sendo organizado pelo Grupo Hospitalar Conceição e Fiocruz em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde e Escola de Saúde Pública, em todas as regiões do Estado, com apoio em nossa região da 16ª Coordenadoria Regional da Saúde. O objetivo é oferecer um conjunto de estratégias e conhecimentos que possibilitem aos profissionais, acolher e cuidar do usuário de forma integral.

A formação terá carga de 60 horas, sendo de 40 horas presenciais e 20 compostas por atividades a distância no campo de atuação dos alunos. Os profissionais de uma mesma equipe devem compor também a mesma turma, pois estes realizam atividades a distância junto a sua equipe.

Em Cruzeiro do Sul são nove profissionais participando da capacitação, ou seja, sete agentes de Saúde e dois técnicos de enfermagem das Equipes da Estratégia de Saúde na Familia (ESF1 e 2). Para tanto é necessário que não haja atendimento dos referidos profissionais nas terças-feiras que estão em curso.

Foto: Marcio Steiner

Data de publicação: 18/06/2014

Compartilhe!