Ao longo de 2013 as nutricionistas da Secretaria Municipal da Saúde Naiana Luiza da Silva e Catana Azevedo fizeram o acompanhamento nutricional de 223 pessoas, resultando em números preocupantes. Foram acompanhadas 36 criança de zero a dez anos, 26 jovens de 11 a 19 anos e 161 adultos. Do total, apenas 50 pessoas apresentaram peso adequado. Dentre os demais, 57 apresentaram sobrepeso e 116 obesidade.

A nutricionista Naiana ressalta que os números são alarmantes tendo em vista que a obesidade foi registrada em 31% dos adolescentes, 36% da crianças e 57% dos adultos. O acompanhamento foi realizado mensalmente de janeiro a dezembro.

Naiana salienta que a obesidade sempre vem acompanhada de algum outro problema como diabetes, hipertenção, nas articulações, sedentarismo, alteração no colesterol e triglicerídeos, entre outros. “A maioria dos problemas parte da má alimentação e a introdução das comidas prontas no cardápio diário. A pior aceitação para uma reeducação nutricional normalmente se dá por parte dos idosos e crianças. É importante que os pais se conscientizem e procurem introduzir alimentos mais saudáveis em sua alimentação e por consequência na dos filhos”, destaca.

Os trabalhos de reeducação alimentar por parte das nutricionistas da prefeitura partem de um pedido do clinico geral, havendo necessidade. Interessados em realizar um exame devem agendar sua consulta com o clínico no Posto de Saúde, ou com as agentes.

Foto: Marcio Steiner

Data de publicação: 18/06/2014