A Administração municipal está em fase de implantação de um novo roteiro para a coleta do resíduo sólido domiciliar. Entre os motivos para o processo de mudança estão, vários pontos ainda não contemplados e o contrato da atual empresa responsável estar chegando ao fim. O novo roteiro foi elaborado numa parceira entre Departamento do Meio Ambiente e Secretária do Planejamento. Segundo a coordenadora do Departamento, a biologa Cristiane Welter, também foram analisadas as lixeiras existentes. Hoje são 259 na zona urbana, além de aproximadamente 40 particulares. “Também, novas lixeiras serão instaladas em vias abertas recentemente, principalmente em novos loteamentos”, diz a coordenadora.

Outro ponto a ser analisado é a diminuição da quilometragem feita pelo caminhão coletor, tendo em vista o pagamento ser feito por quilômetro rodado. A maioria das rotas foram refeitas. Os novos roteiros, que passarão de oito para dez, somarão 394 km. Além disso, a coleta seletiva que hoje ocorre a cada 14 dias, com o novo roteiro, será semanal, nos mesmos roteiros. Outra novidade é o roteiro de veraneio, o qual contemplará as zonas de camping durante o periodo de dezembro a fevereiro.

O processo licitatório foi aberto em maio, entendendo-se até 20 de junho. Atualmente o município tem um custo mensal de R$ 32.077,00. Juntamente com o novo roteiro, a Administração irá trabalhar com as agentes de Saúde na conscientização, por exemplo quanto o uso correto das lixeiras, a separação do residuo e o horário de depositar o lixo. Conforme Cristiane, muitas vezes, o caminhão coletor mal passou e as pessoas depositam novas sacolas com lixo. Outra preocupação é com o orgânico. “Hoje cerca de 30% do lixo recolhido na zona rural é orgânico. Esse número é preocupante, uma vez que essas pessoas tem como dar um destino correto para esse material”, diz Cristiane. Outra preocupação do Departamento é frente as lixeiras. Hoje, a maioria delas possui tampas, “que quase sempre são deixadas abertas, entre outros, atraindo animais que rasgam sacolas e espalham o lixo”, acrescenta. Após o processo licitatório e a contratação da nova empresa, será divulgado o novo roteiro completo por localidade.

Foto Marcio Steiner

Data de publicação: 11/06/2014