O município recebeu na semana que passou, do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação, dois pluviômetros semi-automaticos. Os equipamentos estão sendo instalados nas Escolas 25 de Julho, que leva o nome da localidade, e São Felipe de linha Sítio....

O município recebeu na semana que passou, do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação, dois pluviômetros semi-automaticos. Os equipamentos estão sendo instalados nas Escolas 25 de Julho, que leva o nome da localidade, e São Felipe de linha Sítio.

Os aparelhos foram conquistados a partir de cadastro feito em 2013, pela equipe da Defesa Civil local. Os pluviômetros permitirão que se faça um controle do indice de chuvas visando, entre outros, o monitoramento das águas do Rio Taquari e seus afluentes e a perda de produtores com acumulo ou falta de chuva. Os dados serão armazenados pelos equipamentos, servindo de estudos para a equipe local e futuro remanejo dos dados ao governo federal. Cada pluviômetro captura e armazena tendências climaticas e precipitações atmosféricas. A capacidade é para cerca de 32 mil amostras, o que equivale 6.451mm de chuva. A leitura é feita a cada 0, 2 mm de acumulado. Os números serão computados em um programa específico a cada dois meses.

Fotos Marcio Steiner

Data de publicação: 11/06/2014

Compartilhe!