Tendo em vista a semana e o mês do Meio Ambiente, o Departamento Municipal responsável, lança a campanha de recolhimento de óleo de cozinha e gordura animal já utilizados. Desde o início desta semana o departamento, que tem a frente a bióloga Cristiane Welter, distribuiu recipientes, chamadas “bombonas”, em pontos estratégicos para a coleta do material. Os tambores estão colocados no Departamento do Meio Ambiente, nos dois postos de Saúde, nas escolas 25 de Julho, São Rafael e Vila Zwirtes, e Posto do Zeca.

Cristiane salienta que, se possível, as pessoas levem o seu material em garrafas pet, tendo em vista o melhor armazenamento. “As pessoas não devem despejar o óleo ou gordura animal no recipiente e sim depositar com garrafa e tudo. Isso irá facilitar o trabalho de todas as partes, revela a bióloga.

A profissional também explica que o óleo vegetal e a gordura animal, também conhecida como banha, não deve ser guardada no mesmo local. Ou seja, não podem ser misturados. “A mistura não permite o reaproveitamento. E se descartado na natureza, por exemplo, um litro de óleo de cozinha pode poluir até um milhão de litros de água. Lembrando que essa é a quantia estimada de água utilizada por uma pessoa no período de 14 anos”, ressalta. O material será recolhido pela Ecoóleo Soluções Ambientais de Arroio do Meio. Um folder educativo também foi produzido pelo Departamento e distribuido em pontos estratégicos.

Resíduos eletrônicos

Administração Municipal através do Departamento Meio Ambiente também convida a comunidade a participar da Campanha de Recolhimento de Resíduos Eletrônicos. A campanha será realizada durante todo o mês de junho. Os pontos de coleta serão junto ao Departamento e também nas Escolas do Município. Serão recolhidos; monitores, CPUs, mouses, teclados, impressoras, estabilizadores, celulares, rádios, televisores e eletrodomésticos entre outros.

Amigo do Meio Ambiente com novidades

Outra novidade do Departamento do Meio Ambiente diz respeito ao Programa Amigo do Meio Ambiente. “Este ano o programa deve abrir as inscrições mais cedo e vamos ter alterações na forma de avaliação”, frisa Cristiane

Data de publicação: 04/06/2014