As Estratégias de Saúde da Família (ESF 1 e 2) vem informar que o Ministério da Saúde irá implantar o programa e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB).

As Estratégias de Saúde da Família (ESF 1 e 2) vem informar que o Ministério da Saúde irá implantar o programa e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB). Trata-se de uma estratégia do Departamento de Atenção Básica para reestruturar as informações da Atenção Básica em nível nacional. Esta ação está alinhada com a proposta mais geral de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população. A estratégia e-SUS, faz referência ao processo de informatização qualificada do SUS em busca de um SUS eletrônico.

Para realizar este trabalho as Agentes Comunitárias de Saúde realizarão um novo cadastramento das famílias e um cadastro individual das pessoas que residem em cada residencia, este será feito por meio de questionários longos e detalhados que pedirá uma serie de documentos como Identidade, Cartão do SUS, CPF entre outros, o que demandará paciência dos usuários.  A partir de agora o documento mais importante para os usuários do Sistema Único de Saúde é o cartão do SUS-CNS.

Para realizar este novo trabalho solicitado pelo Ministério da Saúde, o Posto dos ESFs estará fechado na tarde do dia 27 de maio.

Data de publicação: 16/05/2014

Compartilhe!