As professoras Elisabete Maria Laner e Iziane Freisleben da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Dona Maria Julieta, do bairro Passo de Estrela, acreditam que a criança é curiosa por natureza e como consequência desta característica, vai em busca de seus desejos e interesses. Porém, o olhar do professor é de fundamental importância. Proporcionar o contato com os mais variados materiais, permitindo a exploração espontânea da criança com um olhar específico, fazendo a diferença para que a aprendizagem aconteça. Conforme os educadores as crianças tem total liberdade para brincar com o que tem a disposição nos espaços do educandário, o que também favorece suas escolhas, desenvolve autonomia e possibilita o ato de criação a partir de materiais, que por vezes, aos olhos dos adultos, não são brinquedos. As professoras também destacam que o interesse pelas histórias infantis nesta faixa etária é grande. As crianças viajam pelo mundo da imaginação, contam e recontam suas narrativas preferidas, além de representarem personagens. “Favorecer, proporcionar e mediar brincadeiras deste tipo, nada mais é do que favorecer o desenvolvimento das crianças” pontuam.

Fotos Divulgação

Data de publicação: 14/05/2014