A Administração Municipal por meio da Secretaria de Habitação e Assistência Social está ampliando, a partir da próxima segunda-feira, dia 12, o atendimento frente o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Conforme a secretária Virlene Diehl Bussmann, o atendimento que até esta semana era feito todas as segundas e quartas-feiras, está sendo ampliado para mais dois dias. “Agora o serviço será executado de segunda a quinta-feira, sempre das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h. O grande objetivo é melhorar o atendimento”, ressalta Virlene.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) que coordena o Cadastro Único, este é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, entendidas como aquelas que têm renda mensal de até mio salário mínimo por pessoa, ou renda mensal total de até três salários mínimos.

O Cadastro permite conhecer a realidade socioeducativa socie-conômico das famílias, trazendo informações de todo o núcleo familiar, das características do domicilio, das formas de acesso a serviços públicos essenciais e, também, dados de cada um dos componentes da família.

O Governo Federal, por meio de um sistema informatizado, consolida os dados coletados no Cadastro Único. A partir daí, o poder público pode formular e implementar políticas específicas, que contribuem para a redução das vulnerabilidades sociais a que essas famílias estão expostas.

Famílias com renda superior a meio salário mínimo também podem ser cadastradas, desde que sua inserção esteja vinculada à inclusão e/ou permanência em programas sociais implementados pelo poder público nas três esferas do Governo.

Para realizar o Cadastro e necessária a seguinte documentação de todas as pessoas que moram na mesma residência: Registro de Nascimento ou Casamento; RG; CPF; Carteira de Trabalho; Comprovante de Renda e residência; Título de eleitor; e atestado de frequência escolar para os menores de 18 anos.

Data de publicação: 07/05/2014