Estende-se até a próxima sexta-feira, dia 09 de maio, a campanha nacional de vacinação contra a gripe Influenza A H1N1.

Estende-se até a próxima sexta-feira, dia 09 de maio, a campanha nacional de vacinação contra a gripe Influenza A H1N1.

Conforme a enfermeira Sofia Müller, a adesão foi boa, tendo em vista que os munícipes, que se encaixam nos grupos prioritários, estão procurando pela dose. No dia 26 de abril, sábado, quando ocorreu o dia “D” em todo o país, cerca de 80 pessoas procuraram o posto do ESF em busca do benefício. “Na oportunidade, a maior procura foi dos pais buscando a vacina para os seus filhos”, revela Sofia.

Até a sexta-feira, dia 02 de maio, a Secretaria Municipal da Saúde já havia contabilizado cerca de 1.250 doses aplicadas. A meta gira em torno de 1,6 mil. Além da aplicação nos dois postos, ainda é possível o agendamento a domicílio para as pessoas que estão acamadas e, ocorre a visita por parte do ESF junto aos grupos de idosos. O atendimento para a vacina na Unidade Básica de Saúde da rua Santa Catarina se estende das 8h às 16h30, sem fechar ao meio dia e no Posto do ESF no mesmo horário, contudo sem atendimento das 12h às 13h.

Uma das beneficiadas com a vacina contra a gripe é a moradora do bairro Glucostarck e vendedora Teresinha dos Santos (foto). Aos 27 anos a gestante procurou pela dose na sexta-feira, dia 02 de maio.

Podem receber a vacina os idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da área da saúde, portadores de doenças crônicas, mediante prescrição médica atualizada, gestantes, mulheres que tiveram bebê em até 45 dias, indígenas, detentos e crianças de seis meses a menores de cinco anos. Sendo esta a novidade para este ano, a ampliação da faixa etária para crianças. Antes apenas crianças menores de dois anos recebiam a vacina.

Data de publicação: 07/05/2014

Compartilhe!