O Centro de Equoterapia Vida (CEV) iniciou na quinta-feira, dia 24 de abril, suas atividades, que visam benefícios através da interação entre ser humano e cavalo, com integrantes da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) local. O primeiro, como os demais encontros, ocorreu no Parque Poliesportivo municipal, espaço cedido pela Administração para a realização das atividades.

Na primeira reunião as equoterapeutas Deisirê Eckert e Olga Bohn Martins apresentaram o Centro e as atividades que serão desenvolvidas para alunos e responsáveis. O cavalo, ator principal para os beneficiários foi a atração, tendo seu primeiro contato com os novos praticantes. Os presentes auxiliaram na escovação e limpeza do pelo do animal, numa forma de primeiro contato com o equino. A orientação quanto os exercícios a serem oferecidos e dicas de segurança também foram repassadas pelas profissionais. Conforme Deisirê o projeto de equoterapia com a APAE foi possível graças a uma doação. O trabalho ocorrerá uma vez por mês, sempre em quintas-feiras, no período da manhã e tarde. Serão em torno de 30 pessoas atendidas.

Hoje a APAE conta com a fisioterapeuta voluntária Aline Henz que realiza atividades em grupo e também individuais com os alunos. A mesma destaca a diferença entre a fisioterapia clínica e a equoterapia e ressalta a importância da atividade para o ganho dos praticantes. “Será muito importante para eles. O andar do cavalo, que é tridimensional, estimula toda a musculatura dos usuários, trazendo ganhos ao corpo”, frisa.

Além da APAE, atualmente o CEV atende o grupo de Pessoas com Deficiência (PCDs) que é mantido pela prefeitura, assim como atividades particulares.

Fotos: Marcio Steiner

Data de publicação: 02/05/2014