Nesta terça-feira, dia 29, o município recebeu no Salão de Eventos da Prefeitura, a meteorologista do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) Maria Francisca Veloso. A profissional veio de São José dos Campos, São Paulo. Na oportunidade integrantes da Defesa Civil participaram de uma capacitação para a instalação de pluviometros semi-automáticos. Aparelhos fornecidos pelo Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação, sem qualquer custo aos municípios contemplados. Também estiveram na reunião representantes dos municípios de Taquari, Charqueadas e Porto Alegre.

Cruzeiro irá receber dois pluviometros. Um será instalado na Escola São Felipe em Linha Sítio e o outro na Escola 25 de Julho, na localidade de Picada Aurora, pontos estratégicamente escolhidos para o controle da densidade das chuvas. Para contemplação o Executivo realizou cadastro junto ao Cemaden em outubro de 2013. Agora o município fica responsável por pelo cuidado com os aparelhos recebidos graças ao cadastro feito junto ao Cemaden em outubro de 2013. Além da instalação, Maria Francisca explanou sobre a operação dos pluviometros, que será feita pela Defesa Civil.

O pluviometro semi-automático registra, em sua memória, a quantidade de chuva durante o período de até dois anos. Conforme o integrante da Defesa Civil e servidor da prefeitura Gerson Kolling, a intenção é realizar a leitura num período de dois em dois meses. Os dados serão coletados e registrados em um programa específico. Esses números que serão utilizados para estudos, principalmente no que diz respeito a previsão de cheias. O município também foi contemplado com um pluviometro automático, o qual será instalado junto a sede da prefeitura. Este irá transmitir dados em tempo real para a sede do Cemaden.

Fotos: Marcio Steiner

Data de publicação: 02/05/2014